Layouts 100% funcionais

Para os layouts serem funcionais, é indicado que a mídia em ônibus tenha uma arte própria e objetiva, pois nem sempre os anúncios são produzidos especificamente para este meio e, na maioria das vezes são apenas adaptações de peças já utilizadas em outros meios. O resultado são peças de difícil leitura, com excesso de informação visual e emprego inadequado de cores e fontes;

Atualmente existem modelos de carrocerias diferentes em operação. A equipe de atendimento irá encaminhar o formato das carrocerias (“croquis” ou “facas” ou “matriz” ou “gabarito”), para adequação da arte nas dimensões exatas de cada carroceria;

Para atingir bons resultados em uma campanha de publicidade em ônibus é essencial saber algumas dicas técnicas importantes para o processo de criação, já que esta é uma mídia em constante movimento. 

Dicas

  • Tente utilizar no máximo 05 elementos (marca, imagem, slogan, contato e uma informação relevante - preço, prazo, etc., se for o caso);
  • Evite o contraste extremo entre vertical e horizontal;
  • Só empregue elementos que forneçam unidade visual;
  • No caso das fontes, utilize fontes arredondadas que facilitam a leitura à distância;
  • Evite variações na borda, efeitos, caixa alta e fontes muito finas, que prejudicam a leitura com o ônibus em movimento;
  • O espaçamento entre as letras também é muito importante e é capaz de tornar a leitura mais eficiente e agradável, considerando que letras muito próximas tendem a se embaralhar e se tornam blocos;
  • Quando se escolhe cores para uma peça em ônibus deve se procurar aquelas com grande contraste (a identidade da cor, tal como o vermelho, o verde, o amarelo), que funcionam bem em distância;
  • Utilize um fundo simples e de contraste com a cor do ônibus.